Cremes para estrias funcionam?

Desde pequenas ouvimos as reclamações em geral, principalmente no mundo feminino, as reclamações sobre as estrias, e de fato elas incomodam e não são agradáveis aos olhos. Mas será que existe solução para acabar com o problema? Existe creme para estrias que realmente funcione?

Bom, a mulherada, vive atras de soluções para sanar este problema, que quanto mais antigo, pior para se solucionar, o não podemos afirmar como impossível, já que existem métodos muito avançados hoje para amenizar as cicatrizes que conhecemos como estrias.

creme-para-estrias

 

As estrias são em geral cicatrizes ocasionadas pelo estiramento repentino da pele, mas esta não é a única causa de seu aparecimento, que também pode estar relacionado à:

  • Fatores genéticos;
  • Falta de colágeno;
  • Gravidez;
  • Alterações rápidas de peso;
  • Falta de elastina;
  • Envelhecimento da pele

Quando a dúvida é com relação aos cremes para estrias, no geral eles podem sim fazer efeito, mas há uma série de cuidados que devem também ser associados para que o resultado seja mais interessante.

Massagear fazendo movimentos circulares durante a aplicação é por exemplo um bom método, já que a massagem ajuda a melhorar a circulação sanguínea, fazendo com que a pele absorva melhor os componentes do creme aplicado, agindo mais profundamente na pele.

Em geral esse tipo de creme é feito à base de elastina e colágeno para repor a perda sofrida. Eles atuam na reorganização das fibras, mas atenção, eles são mais eficazes quando as estrias ainda estão novas.

Como saber se as estrias são velhas ou novas?

As estrias recentes no geral são avermelhadas ou arroxeadas e costumam coçar. Uma dica, evite coçar, por mais que pareça insuportável. Coçar vai forçar ainda mais a pele causando a ruptura. Já as estrias mais antigas, são estrias amareladas ou brancas, essa cor varia de acordo com o tipo de pele. 

Estrias brancas, ou estrias antigas, mesmo com um bom creme para estrias, pode não melhorar completamente.

Os cremes para estrias funcionam? De que são compostos?

Sabemos que hoje existem vários métodos de tratamentos à laser, termoabrasão, mas são meios com custo benefício muito mais elevados que fazer o uso diário de cremes. Certo?

Como dito, depende do grau das cicatrizes e da profundidade como elas estão na pele. A composição geral dos cremes  para estrias é a Vitamina e o Ácido Retinóico;

Além dos cremes muitas pessoas também costumam usar óleos como o óleo de rosa de mosqueta e o óleo de carmelina, que são óleos que ajudam a regenerar a pele e são ricos em vitamina A, melhorando consideravelmente, o aspecto da pele. Algumas gotas adicionadas aos cremes anti estrias, ajudam a melhorar a elasticidade e a firmeza da pele.

Outros óleos que também surtem excelentes resultados e são comumente usados, são os óleos de camomila e o óleo de amêndoas.

Sugere-se como prevenção, usar estes óleos durante o banho, quando se está na fase da puberdade, que é quando o corpo passa por uma transformação rápida e durante a gravidez, passar na barriga, desde o início. Isso garante o não ressecamento das fibras que estiram, garantido também a elasticidade da mesma.